sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Jeremias 17 Comentário Pr Heber Toth Armí

Jeremias 17
Comentário Pr Heber Toth Armí

Pecado é independência e morte. Independência de Deus é a essência do pecado. Dependência de Deus é a essência da verdadeira religião.

O maior dos pecados da humanidade não consiste em vícios, fantasias e quedas; é o fato de não buscar a Deus, não orientar-se por Sua Palavra.

O pecado é uma grande tolice. O idiota faz o que é errado pensando ser certo e, acusa quem faz certo acreditando estar errando. O pecado cega, ensurdece e embrutece as pessoas: Leva o pecador pelo cominho que conduz ao inferno fazendo-o sentir sensações de que está indo para o céu.

Atenção:

• O pecado substitui o amor a Deus no coração por amor a qualquer coisa, na maioria das vezes, banais (v. 1).

• O pecado influencia desde a infância a fim de anestesiar a consciência de toda pessoa. Isso é fato, pois o coração de tantas pessoas está repleto de pecado a tal ponto de que, só através de Deus, o pecador poderá discernir a intensidade de sua situação – embora muitos preferem suas próprias opiniões moldadas por tradições infernais (vs. 2-11, 19-27).

• O pecador, desejando ser um remanescente fiel e obter a salvação em Cristo Jesus, deve aceitar o diagnóstico divino e pedir perdão e restauração, libertação e cura (vs. 12-14).

• O pecador causa dor e sofrimento ao servo do Senhor, o qual clama por socorro e firma-se em Deus. O crente ergue os olhos do problema para Deus através da oração (vs. 15-18).

O pecador precisa saber que perdão não é libertação para pecar, mas libertação do pecado. O crente fiel é aquele que pranteia seus pecados, abandona tudo o que lhe afasta de Deus, objetivando viver dependendo de Seu poder.

Há maldição em confiar em si mesmo ou em qualquer outra pessoa, ensinamento ou coisa, que as afastam de Deus (vs. 5, 19-23), mas há bênção em confiar nEle e em Suas instruções (vs. 7-8, 24-26).

O sábado é como a aliança de compromisso visível entre Deus e Seus súditos (v. 27). Por isso, nunca foi fácil observá-lo corretamente!

Sobre o sábado, devemos...

• Estudá-lo biblicamente!
• Discerni-lo espiritualmente!
• Revitalizá-lo urgentemente!
• Observá-lo corretamente!
• Proclamá-lo profusamente!

Como Jeremias, devemos ser porta-vozes de Deus e Sua Palavra, não de conceitos ou preconceitos humanos. Sejamos fieis, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...