segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Jeremias 20 Comentário Pr Heber Toth

Jeremias 20
Comentário Pr Heber Toth


Aprofundar-se na Bíblia enriquece a vida, fortalece o aspecto espiritual e orienta o crente fiel em meio a uma sociedade cruel.

No capítulo em questão, “Pasur, um sacerdote, coloca Jeremias na prisão e espanca-o por causa da mensagem do capítulo 19 (20.1). Primeira, Jeremias promete o castigo contra Judá e Pasur (o tipo de pessoa que 8.8-10 denuncia), então torna a lamentar. Jeremias parece afirmar sua fé em 20.7-13 para logo em seguida voltar-se contra Deus em 20.14-18. Sente ter sido ‘enganado’ por Deus e que este ‘prevaleceu’ (20.7). Em termos simples, o segundo verbo significa ‘estuprar’. Após sofrer estupro, é acusado de desrespeito e então descartado. Ele tenta parar de pregar, mas não consegue (20.9). Deus continua sendo sua única proteção (20.10-13), mas assim mesmo ele sente que estaria melhor se nunca tivesse nascido (20.14-18)” (Paul R. House).

Embora conhecido como o profeta chorão, “Jeremias é uma das mais corajosas, ternas e patéticas figuras da história, e o seu livro de profecias deve ser lido por todos. De fato, existem boas razões para lermos as profecias de Jeremias com muita reflexão exatamente hoje, pois há bastante correspondência entre os dias desse nobre profeta e os nossos” (J. Sidlow Baxter). Talvez identificamo-nos com ele.

Reflita:

• Os mensageiros fieis da verdadeira mensagem de Deus perseveram ainda que, para tirar aplausos do Céu, suscite oposição na Terra.
• O pregador enviado por Deus não está preocupado com popularidade, mas com fidelidade da Palavra que prega.
• Os seres humanos que têm a aprovação de Deus por estar fazendo a coisa certa, certamente serão desaprovados pelos que gostam das coisas erradas.
• Diante de uma pandemia de rebeldia, o servo de Deus só encontrará segurança na presença e companhia dAquele que ele representa.
• Titubear pode ser uma experiência de todo servo de Deus – inclusive profetas; pois, somos fracos e limitados mais do que pensamos.
• Medo, angústia e desespero podem levar mensageiros de Deus a uma conversa séria com Ele, mas encontrará certezas mesmo em situações incertas.
• As injustiças são visíveis em pessoas que rejeitam a justiça divina – Jeremias sentiu na pele.
• Orar e ser inflamado pela Palavra de Deus é o segredo para ser um fiel proclamador da verdade num mundo que prefere a mentira.

Aprenderemos estas lições? – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...