segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Jeremias 41 Comentário Pr Heber Toth Armí

Jeremias 41
Comentário Pr Heber Toth Armí


A misericórdia de Deus tem limites: A decisão humana. A graça não pode fazer nada por aqueles que preferem a desgraça do pecado. Deus não obriga ninguém a aprender ou viver as lições que Ele quer nos ensinar.

A maioria dos judeus estava no exílio babilônico. Um resto de gente doente, idosa e inválida ficou em Judá sob a regência de Gedalias, imposta por Nabucodonosor. Nessa altura das circunstâncias, Jeremias parecia ter exercido um ministério em vão. O dom profético foi profusamente usado, mas destemidamente rejeitado.

• Os remanescentes presentes na terra de Judá preferiram a violência antes que a dependência de Deus. Ismael e seus homens assassinaram Gedalias, os judeus que estavam em Mispá, e os soldados de Babilônia ali presentes (vs. 1-3).

• Ismael e seus homens mataram 70 dos 80 homens que haviam saído de Siquém, Siló e Samaria oferecer ofertas de cereal e incenso como ato de adoração no templo, após os terem enganado (vs. 4-9).

• Ismael levou prisioneiro ao restante dos habitantes de Mispá à região de Amom (v. 10).

• Joanã, com oficiais do exército, saíram a resgatar àqueles que Ismael havia aprisionado; entretanto, Ismael e 18 de seus homens escaparam (vs. 11-16).

• Joanã, os oficiais do exército, e o restante do povo, temendo a retaliação dos caldeus pelo ato cometido por Ismael, fugiram ao Egito (vs. 17-18).

Tudo o que Jeremias fez para o povo, “sua vida e sua obra, segundo todas as aparências humanas, pareciam ter sido em vão. O ‘profeta chorão’ tinha muitos motivos para chorar. Mesmo depois de ter acontecido tudo a respeito do que ele havia advertido, as pessoas ainda se apegavam a seus pecados, ao paganismo e à rebelião, desafiando abertamente o profeta em sua presença e zombando da Palavra de Deus a eles enviada” (Imre Tokics).

Uma situação assim não é de chorar?

Reflita!

• O pecado torna a vida um caos, faz da política uma anarquia, e leva as pessoas a agirem por medo.

• A rebeldia de uns causa transtorno na vida de outros.

• Muitos sofrem terríveis consequências dos pecados de outros.

• Dores e sofrimentos surgem com pessoas que não têm nada a ver conosco.

• Isso foi assim desde o injusto assassinato de Abel.

Creia: Deus pode restaurar situações caóticas! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...