quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Jeremias 44 Comentário Pr Heber Toth Armí

Jeremias 44
Comentário Pr Heber Toth Armí


A ciência que tem por objetivo a interpretação de textos religiosos ou filosóficos denomina-se hermenêutica.

A Wikipédia destaca: “a hermenêutica moderna ou contemporânea engloba não somente textos escritos, mas também tudo o que há no processo interpretativo. Isso inclui formas verbais e não verbais de comunicação, assim como aspectos que afetam a comunicação, como proposições, pressupostos, o significado e a filosofia da linguagem e a simiótica .... Como metodologia de interpretação, trata dos problemas que surgem quando se está lidando com ações humanas dotadas de significado e com produtos dessas ações, principalmente textos. Como disciplina metodológica, oferece um instrumental para tratar de maneira eficiente problemas de interpretação das ações humanas, textos ou outros materiais significativos”.

A interpretação da história permeia o capítulo em apreço:

1. Deus interpreta os atos do remanescente que buscou refúgio no Egito, e explica Suas atitudes ao povo. As cidades históricas tornaram-se cidades-fantasmas de entulho e ruínas fumegantes porque seus habitantes optaram por caminhos contrários aos princípios do Soberano do Universo, esgotaram a paciência divina, negligenciaram aos apelos amorosos de Deus, serviram deuses falsos e ídolos repugnantes; e, não se arrependeram de seus pecados. Judá colheria as consequências de tudo isso (vs. 1-14).

2. O povo interpreta a história e justifica sua rejeição à divina palavra profética. Homens e mulheres religiosos patéticos questionam à mensagem profética. Arrogante e orgulhosamente contestam o profeta baseando-se na interpretação de suas mentes. Declararam que no reavivamento e reformas espirituais promovidos do passado a prosperidade diminuiu; mas, quando serviram outros deuses, a situação melhorou. Portanto, rejeitariam ao dom de profecia (vs. 15-19).

3. Deus mostra ao povo resultados por pautar a vida sobre a interpretação limitada, em vez de aderir, como visão de vida, Sua revelação e interpretação da situação histórica. Deus cumpriria Sua Palavra revelada no livro de Deuteronômio, os judeus sofreriam as consequências da rebeldia (vs. 20-30).

Contudo, a misericórdia divina é evidente mesmo em face de pessoas arrogantes:

• Alguns fugitivos voltariam à Terra Prometida (v. 14).
• Apesar da destruição por tamanha rebelião, Deus deu sinais de veracidade das Suas palavras (vs. 28-30).
• Deus não abandona aos pecadores, mas educa-os.

Precisamos aprender que é mais seguro interpretar a vida, a história e o futuro pela ótica da Palavra de Deus. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #ebiblico #rpsp #rbhw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...