sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Jeremias 45 Comentário Pr Heber Toth Armí

Jeremias 45
Comentário Pr Heber Toth Armí

Aquele que se dedica a Deus tem um futuro promissor, mas o presente é um terror. Os inimigos de Deus não brincam em suas decisões a ações contra quem proclama a Palavra de Deus.

Baruque descendia de uma família nobre. Era um erudito. Seu irmão Seraías era o camareiro-mor do rei Zedequias (Jeremias 51:59). Ele tinha planos elevados, ambições políticas (talvez), sonhos para conquistar e alvos importantes a alcançar (Jeremias 45:5). Deus, porém, pediu-lhe que abandonasse seus planos, pois o destino de sua nação não era nada bom (Jeremias 45:4-5).

A existência de Baruque foi bem difícil. Teve que fugir logo após ler a Palavra de Deus ditada a ele por Jeremias (Jeremias 36). Inclusive, o fato de escrever as profecias causou-lhe muito mal (Jeremias 45:1-3). “As mensagens, na sua maioria de censuras e ameaças, que Jeremias lhe ditava, devem ter provocado em Baruque uma depressão. A seu ver sua associação com Jeremias só lhe tinha trazido tristeza e sofrimento (v. 3)” (Siegfried Julio Schwantes).

• Quanto estresse!

Além dessas razões que trouxeram angústia a Baruque, ele foi taxado de incitador e agitador político, objetivando escravização e morte dos refugiados de Jerusalém (Jeremias 43:3). Nada fácil para um homem nobre!

Jeremias foi arrastado ao Egito após profetizar que o povo não deveria sair da Terra Prometida. Com ele foi Baruque. “Depois disto um manto de silêncio desce sobre a vida destes dois servos de Deus” (Schwantes).

O capítulo oferece inúmeras lições espirituais; contudo, destacarei uma poderosa aplicação feita por Meint R. van den Berg:

“Em relação ao nosso futuro, Cristo também disse o necessário. Falou de sangue, fogo, vapor e fumaça. Falou do juízo de Deus que viria sobre o mundo e sobre uma situação em que, como cristãos, não poderemos comprar nem vender, e muito menos fazer carreira na vida. Quem não conta com isso em seus planos futuros, quem a estas profecias deixa fora de consideração como se nunca foram pronunciadas, perderá sua vida. E, visando ajudar-nos a que essas profecias penetrem em nossa vida e sintamos o peso delas, Deus mandou que fossem escritas para nós... com clareza, em Seu LIVRO: A BÍBLIA”.

Aquele que submeter-se à Palavra de Deus será recompensando como foi Baruque (Jeremias 45:5; Hebreus 11:6). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...