sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Amós 2 Comentário Pr Heber Toth Armí

AMÓS 2 
Comentário Pr Heber Toth Armí

O mais culpado dos culpados é o povo de Deus que negligencia sua missão entre as nações. Isso se chama negligência espiritual. Para Deus isso é falta de responsabilidade, descaso para com Seus planos e rebeldia pautando-se pela hipocrisia.

“O pecado do povo de Deus é mais severamente condenado. A profecia de Amós, embora tenha sido dirigida também às nações pagãs, foi endereçada principalmente ao povo de Deus. Quanto mais íntima é a relação com Deus, mais grave é o pecado e mais sério o juízo” (Hernandes Dias Lopes).

Após proclamar juízo contra Moabe, os descendentes incestuosos de Ló com a primogênita (Gênesis 19:37), os quais praticaram a vingança (vs. 1-3), chegou a hora de focar o povo de Deus, o qual estava dividido em:

1. Judá (vs. 1-5);
2. Israel (vs. 5-16).

Por que o povo escolhido de Deus tornou-se alvo de ameaças do Céu? 

• “As nações foram castigadas porque haviam pecado contra a lei de Deus, que estava escrita na consciência e no coração das pessoas (cf. Rm 2:14-15). Judá e Israel foram castigadas por haverem pecado contra a lei revelada e escrita por Deus” (John MacArthur).
• “O pecado do povo de Deus é mais grave, mais hipócrita e mais danoso que o pecado dos ímpios. É mais grave, porque peca apesar de um maior conhecimento; é mais hipócrita, porque o povo condena o pecado nos outros e não vê o seu próprio; e mais danoso, porque quando o povo de Deus peca provoca mais escândalo. O juízo de Deus começa pela Sua Casa, mostrando que os maiores privilégios implicam em maiores responsabilidades” (Lopes).

Reflita, ore, assimile:

• Rejeitar a Lei de Deus significa rejeitar o Deus da Lei.
• Ser hipócrita é transmitir mensagens com os lábios, mas outra contrária com a vida.
• Justificar o pecado implica defender ao diabo.
• Ninguém está isento das consequências do pecado, é preciso recorrer a Deus.
• Tudo piora quando se foge de Deus, é preciso fugir para Deus.
• Pertencer a Deus tem grandes privilégios, mas traz muitas responsabilidades.

“Uma vida espiritual que não dá amplo espaço para a justiça articulada pelos profetas acaba nos tornando piores, não melhores; ela nos separa dos caminhos de Deus, em vez de nos atrair para eles” (Eugene Peterson).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #ebiblico #rbhw #rpsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...