terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Joel 2 Comentário Pr Heber Toth Armí

Joel 2  
Comentário Pr Heber Toth Armí

Faça um check-up de tua vida espiritual. Faça uma aferição da pressão de tua fé. Veja os batimentos cardíacos de tua consagração. Avalie se o sedentarismo atingiu tua prática da verdadeira religião. Analise se estás progredindo espiritualmente ou regredindo drasticamente. Verifique se não existe nenhum tumor cancerígeno de pecado te corroendo por dentro. 

Na época de Joel, “a situação era muito dramática, porque a comunidade da fé estava corrompida e em estado de confusão mental. Havia muito sincretismo religioso – mistura de rituais pagãos com o culto a Deus. Em resumo, eles precisavam de uma completa reorientação” (Zdravko Stefanovic).

Nossa...

• ...situação pessoal, familiar, eclesiástica não é semelhante ao povo de Israel no tempo de Joel?
• ...comunidade de fé não está corrompida, e em estado de confusão mental como o povo de Deus no passado?
• ...religião não está também seguindo um sincretismo religioso incluindo na adoração práticas alheias à revelação bíblica?
• ...época não tem necessidade de uma completa reorientação espiritual, pois estamos melhores do que os ouvintes primários do profeta Joel?

Independente de tuas respostas a estas questões aprofunde-se no estudo do capítulo em pauta. Segundo Myer Pearman, o conteúdo deste capítulo pode-se resumir da seguinte forma:

• Invasão dos assírios simbolizada pela invasão dos gafanhotos (vs. 1-11). Os assírios eram como gafanhotos por causa de seu número e efeito destrutivo.
• Apelo ao arrependimento (vs. 12-17).
• Promessa de libertação (vs. 18-27).
• O derramamento do Espírito sobre a nação judaica (vs. 28-29). Esta profecia cumpriu-se parcialmente no dia de Pentecostes.
• Os sinais que precedem a vinda do Senhor (vs. 30-32).

Na época de Joel os gafanhotos devastaram toda vegetação. Os animais morriam porque não tinham nada para comer. Nesse cenário de seca e morte, a chuva temporã e serôdia (v. 23) reverteriam o quadro, trazendo restauração (v. 19).

Joel utilizou dessa realidade natural para tratar da realidade espiritual. As chuvas temporã e a serôdia, espiritualmente falando, referem-se à restauração que Deus sonha para o mundo devastado pelo pecado. 

Aqueles que rejeitarem ao pecado e buscarem pelo refrigério da primeira e da segunda chuva espiritual serão transformados, e estarão preparados para o que Deus está preparando.

Para isso, precisamos diariamente do Espírito Santo agindo urgente e profusamente em nossa vida! Afinal, sem consagração não há restauração total! – Heber Toth Armí #rbhw #ebiblico #rpsp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...