domingo, 13 de maio de 2018

Atos 19 Comentário Pr Heber Toth Armí

ATOS 19 
Comentário Pr Heber Toth Armí

Evangelizar grandes cidades e líderes influentes tem sido uma estratégia ignorada por nossas igrejas. Mas, se temos algo a aprender com Paulo, é exatamente isso.

John Stott falando sobre Paulo, observa que, “provavelmente, o que o atraía às cidades era o fato de conterem sinagogas judaicas, populações maiores e líderes mais influentes. Assim, em sua primeira viagem missionária, ele visitou Salamina e Pafos no Chipre, e Antioquia, Icônio, Listra e Derbe na Galácia; em sua segunda viagem, evangelizou Filipos, Tessalônica e Bereia na Macedônia, e Atenas e Corinto na Acaia; enquanto se concentrou em Éfeso durante a maior parte da terceira viagem”.

No capítulo em análise, temos estes pontos:

1. Paulo em Éfeso rebatiza doze discípulos quando aceitaram novas verdades (vs. 1-7).
2. Por três meses Paulo falou ousadamente, dissertando e persuadindo os de coração duro (v. 8).
3. Por dois anos, na Escola de Tirano, Paulo expôs a Palavra de Deus (v. 10). Ao espalhar-se os convertidos em Éfeso a outras localidades, “esse período de dois anos viu a fundação das igrejas de Colossos e Hierápolis, e possivelmente algumas das sete igrejas mencionadas em Ap 2-3, além da de Éfeso” (John MacArthur).
4. O poder do Espírito Santo manifestou-se em Paulo em prol dos habitantes de Atenas, contudo, o poder de Satanás se lhe opôs; porém, “a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente” (vs. 11-20). Onde a Palavra de Deus penetra com poder, itens do poder das trevas são destruídos:
• Os magos foram confrontados;
• Exorcistas foram desmascarados;
• Pecados foram confessados publicamente pelo povo;
• Livros de magia foram queimados.
5. Paulo traçou plano para o futuro, seu alvo era chegar a Roma (v. 21).
6. Paulo enviou Timóteo e Erasto a Macedônia (v. 22).
7. Paulo permaneceu em Éfeso, e o que aconteceu?
• Demétrio liderou um alvoroço contra Paulo porque não conseguia mais vender ídolos (vs. 23-28).
• Confusão em nome da deusa Diana no Teatro da cidade (vs. 29-34).
• O escrivão, sabiamente acalmou toda a agitação (vs. 35-41).

Síntese: A Palavra de Deus redireciona crentes ignorantes (vs. 1-5), solapa o poder da magia (vs. 6-20) e, levanta tumulto no terreno da idolatria (vs. 23-41).

Precisamos mais dessa Palavra em nossa vida, em nossa família, em nossas igrejas e em nosso país! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...